PRODUÇÃO CULTURAL

Ministrante:

Elaine Moreira

O que é:

Este curso tem como principal objetivo apresentar um panorama da produção cultural na atualidade, oferecendo ao aluno a possibilidade de contato com as ferramentas disponíveis nas cadeias produtivas de diversas linguagens artísticas do segmento cultural. A intenção é aprimorar os conceitos básicos de cultura, explorando o seu potencial como produto / entretenimento junto ao mercado e à economia. O curso apresentará os caminhos tradicionais e alternativos para a produção de um projeto cultural, estimulando a integração entre produção artística e gestão, passando pelas etapas de elaboração de projeto cultural (para captação de recursos, apoio e pauta), Leis de Incentivo à Cultura, Editais de Cultura e captação de recursos. O curso ainda abrirá espaço para elaboração e avaliação de projetos culturais dos alunos, possibilitando um desdobramento produtivo, mesmo após o período de aulas.

O QUE É CULTURA?
- Conceitos básicos de cultura
- Cultura como produto / entretenimento
- Ações culturais nas diversas linguagens artísticas do segmento cultural
- Cultura e potencial empreendedor junto ao mercado e à economia
- Cultura como elemento de transformação social

PRODUÇÃO CULTURAL HOJE
- Panorama da produção cultural na atualidade
- Passo-a-passo para a realização de um projeto cultural
- Cadeias criativas e produtivas nas artes

COMO PRODUZIR UM PROJETO CULTURAL?
- Integração entre produção artística e gestão cultural
- Caminhos tradicionais para a produção cultural
- Caminhos alternativos para a produção cultural

ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL / ÊNFASE PRIMEIRA
- Elaboração de projeto cultural para captação de recursos

ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL / DESDOBRAMENTOS 1 E 2
- Elaboração de projeto cultural para solicitação de pauta
- Elaboração de projeto cultural para solicitação de apoio

LEIS DE INCENTIVO / EM ÂMBITOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL
- Panorama geral sobre a Lei Rouanet e Incentivo à Cultura
- Panorama geral sobre a Lei do ICMS (RJ)
- Panorama geral sobre a Lei do ISS (Rio de Janeiro)

EDITAIS DE CULTURA
- Panorama sobre os principais editais de cultura disponíveis na atualidade

CAPTAÇÃO DE RECURSOS
- Principais informações sobre o processo de captação de recursos no mercado cultural
- PRATICANDO
Apresentação de projetos culturais elaborados pelos alunos, com defesa de ideias e argumentação.
- AVALIANDO
Avaliação dos projetos culturais apresentados pelos alunos.
- FINALIZANDO
Feedback do curso e troca de contatos para oportunidades futuras.

Público-alvo:

- Pessoas interessadas na idealização e produção de projetos culturais em suas diversas linguagens artísticas.
- Agentes culturais e artistas-idealizadores que desejam desenvolver seus próprios projetos culturais.
- Produtores culturais que desejam aprimorar seus conhecimentos.

Currículo dos ministrante:

Formada em Produção Cultural e Bacharel em Ciências Sociais, com habilitação em Produção e Política Cultural pela Universidade Candido Mendes, Elaine Moreira atua no mercado cultural há mais de 12 anos. Atualmente é diretora de produção da Barata Comunicação e da CultConsult, onde presta consultoria em projeto cultural e atua no mercado de produção. Dentre seus principais trabalhos em produção cultural, podem-se destacar: “Fulaninha e Dona Coisa”(texto: Noemi Marinho / direção: Daniel Herz), “Um Amor de Vinil” (texto: Flavio Marinho / direção: André Paes Leme), “Os Vilões de Shakespeare” (texto: Steven Berkoff / tradução: Geraldo Carneiro / direção: Sergio Módena), “Estúpido Cupido” (texto: Flavio Marinho / direção: Gilberto Gawronski), “Desinventando a Bossa” (texto e direção: Lucio Mauro Filho), “Três Marias” (Cia Crias da casa / texto e direção: Gabriel Naegele), “Ivon Curi – O Ator da Canção” (texto: Pedro Murad / direção: Lucio Mauro Filho), “Jazz do Coração” (texto e direção: Delson Antunes), “Pequenas Tragédias” (texto: Alexander S. Pushkin / direção: Fabiano de Freitas), 3 Curtas sem Palavras (Apague a luz Antes de Entrar, Weekend With Cristine, My Sweet nurse / roteiro e direção: Pedro Murad), “Clementina, Cadê Você?” ( texto: Pedro Murad / direção: Duda Maia), “Zé Trindade – A Última Chanchada” (texto: Artur Xexéo / direção: João Fonseca), “A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo” (texto: Flavio marinho / direção: Amir Haddad), “Jim” (texto: Walter Daguerre / direção: Paulo de Moraes), “Emily” (texto: William Luce / direção: Eduardo Wotzik), “Uma Peça Como Eu Gosto” (texto: Marcelo Morato / direção: Lucio Mauro Filho e Duda Maia), “Editora Temporária” (evento de design / Edital Pró-Design), “Nós Sempre Teremos Paris” (texto: Artur Xexéo / direção: Jacqueline Laurence), “Vanda” (texto: Carlos Renato Eller / direção: Sarito Rodrigues e Ronaldo Julio), “Escola Aberta (evento de design / Edital Pró-Design), “A Garota do Biquíni Vermelho” (texto: Artur Xexéo / direção: Marília Pêra), “Não Existe Mulher Difícil” (texto: Lucio Mauro Filho / direção: Otávio Müller), “Restos” (texto: Neil Labute / direção: Marcio Aurélio), “O Homem com a Flor na Boca” (texto: Luigi Pirandello / direção: Pedro Murad), “A Ronda” (texto: Pedro Murad / direção: Alessandra Vannucci), “Doce Deleite” (texto: Alcione Araújo / direção: Marília Pêra), “O Mágico de Oz” (texto e direção: Gabriel Cortez), “Lucio 80-30” (texto e direção: Lucio Mauro Filho), “Su Reality Show” (texto e direção: Lucio Mauro Filho), “Hedda Gabler” (texto: Henrik Ibsen / direção: Walter Lima Jr.), “João e Maria” (texto: Pedro Murad / direção: Gabriel Cortez), “Desclassificados” (texto: Pedro Murad / direção: Irving São Paulo), “Parei na Contramão” (texto: Pedro Murad / direção: Gabriel Cortez), “Maria no Além-Mar da Beleza” (livro de Piedade Carvalho com ilustrações de Xico Xagas) e “Bolas de Gude e Outras Histórias” (livro de Teresa Madeira).

Detalhes do Curso

  • Pré-requisitos:
    Não há.
  • Período:
    04 de outubro a 29 de novembro (não haverá aula dia 15 de novembro)
  • Frequência:
    quartas
  • Horário:
    19h30 às 21h30
  • Preço com desconto:
    495,00

550,00 à vista

2x 325 reais = 650 reais
Inscreva-se