PRÊMIO TERRITÓRIOS DE CULTURA

0

A Secretaria Municipal de Cultura retifica o Edital Prêmio Territórios de Cultura e apresenta novo prazo para inscrição de realizadores culturais, pessoas físicas que tenham atuação cultural reconhecida nos territórios de Senador Camará, Vila Kennedy, Maré, Complexo do Alemão e Complexo da Penha.

 

Nesta terça-feira, dia 13 de outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Cultura retifica o Edital Prêmio Territórios de Cultura e substitui o Anexo 8 – Territórios e Mapas prorrogando o prazo de inscrição até o dia 30 de novembro de 2015.
Este edital objetiva selecionar e premiar, por meio de repasse de recursos, 45 (quarenta) realizadores culturais, apenas pessoas físicas, que morem e atuem nos territórios de Senador Camará, Vila Kennedy, Maré, Complexo do Alemão e Complexo da Penha.
Entende-se por “realizador cultural” toda pessoa física que desenvolva atividades, práticas e/ou produtos no campo da cultura, considerando suas conexões com a arte, a comunicação e o conhecimento.
Para os fins deste edital serão considerados os limites dos territórios especificados, em linhas amarelas, nos mapas oficiais produzidos pelo Instituto Pereira Passos constantes do Anexo 8 – Territórios e Mapas.
Serão selecionados e premiados 15 realizadores culturais em Senador Camará e Vila Kennedy; 15 realizadores culturais na Maré; e 15 realizadores culturais no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha. Os realizadores selecionados receberão o prêmio de R$ 25 mil. O valor recebido deverá ser utilizado para a realização de atividades que estimulem o exercício da cidadania e fomentem a diversidade da cultura carioca, nas suas expressões populares, urbanas e tradicionais.
Podem se inscrever indivíduos que tenham comprovação de que moram e atuam há pelo menos um ano no território no qual se inscreveram. Jovens com idade entre 16 e 17 anos podem participar do edital sendo representados por seus responsáveis legais.
Os realizadores culturais serão avaliados em quatro fases: habilitação, classificação, escuta e seleção. Na fase de habilitação será verificado se os formulários e documentos apresentados no ato da inscrição estão de acordo com todas as normas e exigências estabelecidas no edital. Na fase de classificação os formulários preenchidos no ato de inscrição serão analisados e pontuados. Os projetos classificados irão para a fase de escuta, quando haverá um encontro presencial entre membros da Comissão de Seleção e os proponentes. Na ocasião, eles poderão relatar oralmente sua trajetória de atuação no território e descrever como pretendem dar continuidade a essa atuação apontando o impacto local gerado. A

fase de seleção permitirá a consolidação da lista de selecionados.
As inscrições são realizadas através de formulários, que devem ser impressos, preenchidos pelos proponentes e remetidos ou entregues na SMC até o dia 30 de novembro de 2015.

 

Inscrições: de 11 de setembro a 30 de novembro de 2015.
Esclarecimentos sobre este edital serão prestados pela SMC através do endereço eletrônico territorios.culturapresente@gmail.com, telefone (21) 2273 4598. Serão respondidas as solicitações realizadas até 02 (dois) dias antes do encerramento das inscrições.
Endereço para envio ou entrega do material:
Secretaria Municipal de Cultura
Rua Afonso Cavalcanti, 455, 2º andar, sala 263
Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20211-110 

Acesse o edital e anexos no site:

http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo?id=5647245

Post a Reply